O nome de Irmã Dulce era Maria Rita. Ela nasceu dia 26/05/1914, em Salvador na Bahia. Filha do Dr. Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Faculdade de Odontologia, e de sua esposa Dulce Souza Brito Lopes Pontes. Quando Maria Rita tinha 6 anos sua mãe faleceu, então quem cuidou dela foram suas tias. Porém, teve uma infância feliz, com os irmãos e parentes. Foi uma menina alegre e brincalhona, gostava de empinar pipa nas ruas de Salvador e de jogar futebol. Até o dia em que uma tia materna a levou a visitar os pobres de um convento. Nesse dia decidiu: "Quero ser freira e dedicar minha vida aos pobres".
Mas seu pai não permitiu que ela fosse logo para o convento, prometeu a ela que só deixaria depois que ela se formasse. Maria Rita com 13 anos começou levar doentes pra sua casa, para cuidar deles, deixou nessa época suas tias e seu pai doidinhos!!!...O tempo passou, Maria Rita se formou professora. Entrou para o convento no dia seguinte à sua formatura. Tornou-se irmã da Ordem Imaculada Conceição e escolheu o nome de Irmã Dulce em homenagem a sua mãe.
Começou então sua missão nas ruas de Salvador, aquela freirinha jovem e bonita, saia durante a noite nas ruas de Salvador recolhendo os doentes esquecidos pela sociedade. Conseguiu autorização da madre superiora do convento para colocar seu doentes no galinheiro, lá couberam 70 doentes. Colocou também doentes num mercado popular fechado, chamando a atenção do prefeito e das autoridades da Bahia.
Construiu o maior hospital da Bahia, o Hospital Santo Antônio, com cerca de mil doentes internados. Considerado modelo, dispõe de todas as clínicas médicas e centro cirúrgico dos mais modernos. Em outubro de 1991, irmã Dulce é internada com problemas respiratórios. O Papa João Paulo II estava em visita ao Brasil, e foi visitá-la no seu leito, foi um encontro muito emocionante. O Anjo bom da Bahia faleceu dia 13 março de 1992 aos 78 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.