Roteiro para o encontro da Adolescência Missionária


1º ENCONTRO

ESTAMOS CRESCENDO

Providências:
O local deverá ser arrumado com um altar, toalha branca, vela, Bíblia, imagem da sagrada família, ou dos santos padroeiros: Santa Terezinha e São Francisco Xavier ou outra imagem de santo ou Nossa Senhora. Cartazes das Idades (desenho): Mulher Grávida, bebê, criança, adolescente, jovem, adulto, idoso.
Levar seu álbum de fotografia desde seu nascimento até a idade atual.

ORAÇÃO INICIAL

A – Irmãos e irmãs sejam bem vindos ao nosso encontro. Queremos ser discípulos e missionários de Jesus para que Nele nossas vidas tenham o verdadeiro sentido do ardor missionário. Iniciemos nosso encontro cantando:

Bom é poder estar aqui, amando, adorando e exaltando...

ABERTURA
A – Hoje começamos uma nova etapa a vida em grupo.  Queremos nesse encontro acolher a mensagem de Cristo para nossa vida.
L1 – Sabemos que Deus nos ama desde quando estávamos na barriga de nossa mãe.   Cada fase de nossa vida Deus sempre esteve e estará presente.
T – Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações. (Jeremias 1,5)
L2 – Mesmo com poucos anos, nós já passamos por várias etapas: fomos formados no ventre de nossas mães; fomos bebês; fomos crianças; estamos vivendo a fase chamada de adolescência.
L1 – Mas o que é adolescência? Porque essa fase às vezes se torna tão difícil para uns e fácil para outros? Afinal o que está acontecendo com o nosso corpo e a nossa mente?
A – Vamos entender melhor: Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o adolescente um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
T - Adolescência e juventude são fenômenos de forte caracterização cultural e sua definição está intimamente ligada à transformação da compreensão do desenvolvimento humano e também à transformação da forma como cada geração adulta se define a si própria.

CONVERSA
L1 – Vamos refletir a situação das crianças e adolescentes no mundo.
L1 -  No ano de 1990, a Organização das Nasções Unidas (ONU) convocou os chefes de todos  os países do mundo para uma reunião, na qual deveriam ser tratados os problemas que afligem a vida das crianças e dos adolescentes do mundo.
L2 – Essa reunião  foi chamada de  Cúpula Mundial pela Criança. Nesta ocasião foi decidio dar prioridade ao bem-estar de todas as crianças e adolescentes. Esse compromisso foi assumido por 71 presidentes e chefes de Estado, além de representantes de 80 países.
L3 – De cada cem crianças que nascem no mundo: 55 nascem na Ásia, delas 19 na Índia e 18 na China; 8 na América Latina e Caribe; 7 no Oriente Médio e Norte da África; 16 nos países africanos ao sul do Saara; 6 na Europa Central e Oriental; 8 em países industrializados.
L4 – De cada cem crianças que vivem no mundo: 33 não são sequer registradas no momento do nascimento: como resultado, oficialmente elas não existem nem possuem nacionalidade reconhecida. Sem um documento oficial provando idade e identidade, muitas não terão nenhum acesso a sistema de saúde ou escola.
L5 – 32 menores de 5 anos sofrem de desnutrição; 27 não são vacinadas contra nenhuma doença; 9 irão morrer antes de completar 5 anos. Das 91 crianças remanescentes: 18 não podem frenquentar uma escola, dessas, 11 são meninas; 18 não terão acesso a àgua potável; 39 vivem sem saneamento básico.


DEUS NOS FALA
A – Vamos refletir o na leitura de hoje como Deus nos chama, mesmo sendo adolescente com tanta coisa acontecendo dentro  e fora de nós. Não somos esquecidos, Deus nos chama para anunciar o seu amor a todos os povos.
T - Desde o ventre da minha mãe. Já me conhecia. Antes que eu nascesse Jesus me escolheu.

Canto para acolher a Palavra de Deus: Eu creio na Palavra de Deus
L1 – Leitura do Livro de Samuel 3, 1-11

PARTILHA
L2 – Você já sentiu o amor Deus em sua vida? Quando e como?
L3 – Quando foi que você sentiu Deus te chamando para ser um adolecente missionário?
L4 – Você já disse Sim para Deus, de verdade? Ou as coisas do mundo ainda te impede de  dizer Sim a Deus?


REZANDO JUNTOS
A – As informações acerca da realidade de nossos colegas adolescentes espalhadaos pelo mundo são preocupantes. Elevemos ao Pai nossas orações:
L1 – Mais de meio milhão de candidatos à vida não chegam a nascer, todo ano, porque suas mães morrem como resultado da gravidez, do parto e de doenças. Por isso te pedimos.
T – Senhor, que queres que eu faça?
L2 – Entre as crianças que nascem, a probabilidade de morte antes de completar o primeiro ano de idade é de 54 em cada mil nascidos vivos, na média mundial, chegando a 98 nos países menos desenvolvidos e a 104 na África ao sul do Saara. Por isto Te pedimos.
L3 – Um bilhão e meio não sabe que temos no céu um Deus que nos ama como um pai, com coração de mãe. Por isto Te pedimos.

(Podem ser feitas outras intenções espontâneas do grupo)

Ao final rezar 1 Pai Nosso e 1 uma Ave-Maria de mãos dadas

ATIVIDADE
L1 - Em dupla escolher uma passagem da Bíblia que fala de adolescente. Narrar a história de forma criativa para os amigos na próxima reunião. Aqui vale deixar a imaginação voar. Pode ser feita uma pequena encenação, desenho, fantoches, mímica, sobre o texto escolhido. A próxima reunião será somente em fevereiro.

DESPEDIDA

Abraço da Paz, saudar a Todos. Canto: de Paz
Após o encontro compartilhar seu álbum de fotografia. Podendo também preparar uma pequena confraternização.
Tirar fotos da reunião e mandar no meu e-      mail:leilacampi@hotmail.com  - vamos postar no blog.   (admiguatemi.blogspot.com)

        Regras para reunião de grupo
1 – A reunião deve acontecer em horário que tenha um adulto na casa.
2 – Deve-se evitar reuniões no período noturno.
3 – As reuniões devem ter no máximo o tempo de 1 hora.
4 – A confraternização no final da reunião deve ser breve, os adolescentes devem deixar o local da reunião limpo.