sábado, 14 de agosto de 2010

Agosto: Mês Vocacional - A vocação matrimonial

O Sacramento do Matrimônio, mais conhecido como casamento, é a união entre homem e mulher com o objetivo de gerar ou cuidar da vida. A palavra matrimônio é formada pela junção de duas palavras latinas: matris (mãe) e monius (ofício, poder). O homem, com o poder de fecundar, e a mulher, com o poder de gestar, são participantes da obra divina da criação.

Para chegar a um bom casamento, deve-se ter um bom namoro. Nessa fase os jovens descobrem se realmente é a vontade de Deus de se unirem e se tornarem uma família. O verdadeiro amor não invade nem força alguém a gostar de alguém. O verdadeiro amor faz com que ambos se aproximem mais de Deus. É um amor que acredita um no outro, e que ajuda um ao outro a pôr fora todo o seu melhor para Deus.

As alianças são sinal de fidelidade e de pertença um ao outro, os esposos dão provas de fidelidade ao Senhor. Amando-se, estão amando a Deus.

A família é o lugar da primeira educação humana e religiosa que tem como ponto de comparação o amor de Deus. Em outras palavras, a educação para o amor começa em casa. A melhor aula para os filhos é o bom exemplo dos pais que se amam e se perdoam.



Para refletirmos melhor sobre essa vocação maravilhosa do matrimônio veja o vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.