terça-feira, 26 de abril de 2011

Agenda de Maio



     01 - Reunião após missa das crianças
     06 - 1ª sexta-feira adoração ao Santíssimo   Sacramento
     14 – Reunião casa de um membro
     21 – Encontro: Nossa força é o Sangue de Cristo
     28 - Reunião após missa das crianças

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que é a festa da Páscoa?

A festa da Páscoa é a festa mais antiga, não só dentro do cristianismo. Ela, na sua origem, é uma festa judaica na qual se celebra a libertação do Egito, um grande momento na história do povo de Israel onde eles fazem a experiência da libertação do Deus que vem ao encontro deles, os tira da escravidão, faz passar pelo Mar Vermelho, leva até o Monte Sinai, para lá fazer a aliança com ele, e depois prosseguir sua caminhada até a terra prometida. A terra onde jorra leite e mel.Depois, com Jesus Cristo, esta festa ganha outro sentido.  Não mais a libertação do Egito, mas do pecado e da morte. Não mais a passagem pelo Mar vermelho, mas a passagem da morte para a ressurreição de Jesus, que está presente no meio de nós. Isso é a Festa da Páscoa. E nós fazemos memória, nós recordamos. A palavra recordar significa trazer de novo ao coração.

 Essa é a experiência da morte e ressurreição de Jesus. Não apenas como um fato do passado. Mas é um fato que hoje, aqui e agora, acontece novamente na vida de cada um de nós. Esse é o sentido da liturgia. Não apenas lembrar.
Lembramos também, mas nós lembramos porque sabemos que o Senhor, aqui e agora, ressuscita conosco. Então isso é a festa da Páscoa para nós. Com todos os hinos, com todos os símbolos, com toda a palavra. É essa a celebração que nós estamos fazendo.

Pe Carlos Gustavo Hass
Revista de Aparecida

terça-feira, 19 de abril de 2011

Fotos do II Vale a Pena ser de Deus

Galerinha bem da hora,
As fotos do II Vale a Pena Ser de Deus já estão no blog.
Ajude a divulgar.
Está com saudades?

Clique AQUI e e curta os momentos maravilhosos que vivemos no encontro.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Programação da Semana Santa

20/04: Quarta-feira Santa: Confissões para os doentes em casa e Missa com unção dos doentes às 19h na Matriz.
21/04: Quinta-feira Santa: Missa de Lava Pés às 19h na Matriz (trazer velas). Após a missa adoração ao Santíssimo. 21h: Crianças 1ª Eucaristia com Pais. / 21:30h: Solene e Adolescência Missionária. 22h: Apostolado da Oração e Legião de Maria. / 22:30h: RCC, Campistas Casais e Sênior. / 23:30h: Jovens e às 24h: Encerramento.
22/04: Sexta-feira Santa: Dia de Jejum e abstinência. A via-sacra terá inicio na Capela São José da Vila Operaria, às 8h. E as 19h Veneração da Santa Cruz na Matriz.
23/04: Sábado Santo: Vigília Pascal às 21h na Matriz (trazer vela)
24/04: Domingo de Páscoa. Missa especial para crianças às 9:30h e às 19h na Matriz.

248 participaram do II Vale a Pena Ser de Deus

O II Vale a Pena Ser de Deus, realizado pela Adolescência Missionária de Iguatemi, superou todas as expectativas da organização. Participaram do encontro 248 pré-adolescentes e adolescentes. O encontro foi realizado no salão paroquial nos dias 16 e 17 de abril, e contou com a presença de três missionários da Canção Nova: Tiba, Pitter e Lucas, do programa Bem da Hora, que levaram os adolescentes a terem um encontro pessoal com Deus através de pregações, músicas, brincadeiras e adoração ao Santíssimo Sacramento.
No sábado à noite houve um momento muito especial que marcou o encerramento do dia: a missa da família. Adolescentes e pais, lado a lado, celebraram esse grande presente de Deus: a família, base da Igreja e da sociedade.

No domingo, o retiro se iniciou com a participação de todos na Missa de Ramos e o encerramento foi à tarde, deixando no coração de todos os adolescentes uma certeza do amor de Deus e também muitas saudades desses dias maravilhosos. A equipe, segundo a coordenadora, Leila Adriane, já vai começar a pensar na terceira edição do evento, que deverá acontecer no mesmo período, em 2012.
A Adolescência Missionária agradece a todos os familiares, que permitiram que os filhos participassem do encontro, e especialmente a toda a equipe de trabalho, que deram tudo de si para o evento. Deus lhes pague.


Clique AQUI para visualizar as fotos do encontro. Vale a pena conferir!

Missa da Juventude com a Canção Nova

Os jovens de Iguatemi tiveram o privilégio de participar, na última sexta-feira, da Missa da Juventude, organizada pelo grupo de jovens Ruah.
A celebração eucarística foi animada pelos missionários da comunidade Canção Nova, Tiba, Pitter e Lucas, que estavam na cidade para o segundo encontro da Adolescência Missionária.
A missa contou com a participação de um bom número de jovens, que puderam celebrar com toda a comunidade esse momento especial. Ao final da celebração, houve um momento muito forte de adoração e se encerrou com a bênção do Santíssimo Sacramento.
O grupo de jovens Ruah se reúne todos os sábados, a partir das 19h, no centro catequético. Conheça mais acessando o blog do grupo: www.ruahiguatemi.blogspot. com.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

II Vale a pena ser de Deus

Galera, tá chegando a hora de tudo mudar, sua história Deus quer transformar! 
Tá chegando o dia do II Vale a pena ser de Deus!

Déia, Tiba, Lucas e Pitter. Vai ser fera! Ajude-nos a divulgar!
Convide seus amigos, vamos lá! Vamos levar a paz, a alegria, Deus pra nossas famílias, escolas, vizinhos pra todos aqueles que amamos e convivemos! Porque Vale a pena ser de Deus.
Programação:
13/04 – Adoração ao Santíssimo Sacramento. Início às 13h e termina com a Missa, pela intenção do retiro.
14/04 – Confissão a partir das 15h na Igreja Matriz e vai até depois da missa da noite
15/04 – Missa pela Juventude às 19hs na Matriz
16/04 – 8h – início do retiro Bem da Hora no sítio do acampamento para pré-adolescentes de 10 a 14 anos. Haverá ônibus passando às 07h30min na capela São Sebastião, São José, Matriz e São Miguel.
19h – Missa da família na Igreja Matriz
17/04 – Continuação do retiro

Você e sua galera não podem ficar de fora! Vale a pena ser de Deus!

terça-feira, 5 de abril de 2011

O que é Quaresma?

 Estamos na quaresma, e quaresma é tempo de pensarmos, refletirmos se a nossa vida está de acordo com o evangelho. A quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Quaresma é um tempo favorável de quarenta dias que nossa mãe Igreja nos concede para analisarmos nossa vida e voltarmos para Deus. O povo de Deus andou quarenta anos no deserto até encontrar a terra prometida. Jesus, antes de começar sua vida pública, também se retirou no deserto por quarenta dias. E nós somos como aquele filho pródigo que volta à casa do Pai.  Devemos deixar de fazer tudo aquilo que não está de acordo com a vontade de Deus.  Parar de comer a lavagem do pecado que o mundo nos oferece como se fosse uma deliciosa sobremesa. Somos filhos de Deus, nosso lugar está reservado no céu, para o grande banquete. Mas para nos aproximarmos desse banquete é necessário estarmos com a roupa adequada, com o coração puro. Por isso vamos buscar uma boa confissão e se aproximar de Deus. Esse tempo de quaresma é o tempo de nos prepararmos para receber Jesus Ressuscitado em nosso coração.

Confissões da quaresma em Iguatemi serão no dia 14 de abril

No dia 14/04 (quinta-feira) teremos confissões em nossa comunidade a partir das 15h, na Igreja Matriz. É mais uma chance de nos aproximarmos de Deus. Mas com podemos nos preparar para essa confissão?

1º: Fazer um exame de consciência, para recordar os pecados cometidos desde a última confissão; se for preciso anote em uma listinha;
2º: Arrepender-se verdadeiramente dos nossos pecados, e ter o propósito de não voltar a cometê-los;
3º: Procurar um sacerdote que é o “embaixador” de Cristo. Ele está ali em nome de Jesus para perdoar nossos pecados e, sendo assim, não precisamos ficar com medo ou vergonha de confessar a ele nossos pecados.
4º: Cumprir a penitência que o sacerdote nos der, que serve para reparar o erro cometido.
Quando formos nos confessar é importante dizer ao confessor há quanto tempo fizemos a última confissão e começar a confissão pelos pecados mais graves, ou pecados mortais. Abaixo coloco  a oração do Ato de Contrição bem simples, pois o sacerdote deve pedir que você reze. Um bom exame de consciência antes da confissão pode ser feito meditando-se os 10 mandamentos. 
Boa confissão!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Agenda de abril


01 - 1ª sexta-feira do mês adoração ao Santíssimo Sacramento
03 – 9h Missa do Crisma
14 - Confissões da Quaresma
15 - 19h - Missa da Juventude com a Canção Nova
16  - II Vale a pena ser de Deus para adolescentes de 10 a 14 anos no sítio do acamapamento.
19hs - Missa da Família – Igreja Matriz
17 – Continuação do retiro
21 - Quinta-feira Santa – Adoração
22 - Sexta-feira Santa - Jejum e abstinência de carne
24 – Domingo de Páscoa
30 -  Reunião casa de um membro