quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conexa, quem são esses caras?

Só pra deixar um gostinho de quero ir no Holywins!!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

2ª Noite do Holywins "A Santidade Vence"

Como surgiu?
No final de outubro 2002, foi veiculado pelo site Zenit.org a notícia de que jovens franceses estiveram reunidos no dia de todos os santos em um evento que foi chamado de Holywins. Sua finalidade era sair às ruas de Paris para levar ao povo a Esperança Cristã perante a morte, distribuindo um número especial de uma revista da Arquidiocese. Com isto, também, dar uma opção às comemorações do halloween, dia das bruxas, já tradicionais em seu país, colocando o sentido cristão à festa.
Em vista dessa reportagem, a Comunidade Nos Passos do Mestre também desejou manifestar-se a favor da verdadeira comemoração de Todos os Santos, ressaltando a necessidade de uma vida alegre e santa.

No Brasil
Para chamar a atenção da sociedade, sobretudo os cristãos, a Comunidade Nos Passos do Mestre e a Comunidade Paz e Mel juntas organizaram no ano 2003 a primeira edição do Holywins no Brasil, na cidade de Porto Alegre, sendo um evento que tem como tema central a santidade. Desde a primeira edição o Holywins acontece na véspera do dia em que a Igreja do Brasil celebra Todos os Santos, estendendo-se durante a noite em vigília.
Em Iguatemi
Será a 2ª Edição do evento, a 1ª foi em 2010, esse ano será no dia 01/11.
Vamos ter a presença do Piter e Dú da Banda Conexa da Canção Nova.
Programação:
19:00 - Missa na Igreja Matriz
20:00 - Apresentação de danças - salão paroquial
20:30 - Desfile das crianças e adolescentes com suas fantasias
21:00 - Premiação e sorteio de brindes
21:30 - Animação com o Piter e Dú da Banda Conexa
23:00 - Encerramento
Haverá praça de alimentação. Ingressos antecipados na casa paroquial e com os adolescentes missionários
Fonte: www.holywins.com.br

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A origem do dia mundial das missões

A idéia de um Dia das Missões em esfera mundial nasceu no Círculo Missionário do Seminário Arquidiocesano de Sássari (Sardenha, Itália). De 14 a 16 de maio de 1925, o Círculo Missionário organizou um tríduo missionário, com a participação do arcebispo, que suscitou muita animação. No ano seguinte, de 17 a 20 de março de 1926, repetiu-se a celebração. Na ocasião, chegou de Roma Mons. Luigi Drago, Secretário da Sagrada Congregação de Propaganda Fide (atual Congregação para a Evangelização dos Povos, no Vaticano). Os seminaristas pediram-lhe que propusesse ao Papa Pio XI a celebração de um Dia todo dedicado às Missões, como se fazia na Universidade do Sagrado Coração. Mons. Drago prometeu que falaria com o Papa a respeito. E, de Roma, mandou dizer que o Papa havia enviado uma resposta ao pedido: "Esta é uma inspiração que vem do céu".
No final de março de 1926 realizou-se a Plenária do Conselho Superior Geral da Obra, já Pontifícia, da Propagação da Fé. Naquela ocasião, decidiu-se pedir oficialmente ao Papa Pio XI "a instituição em todo o mundo católico de um Dia de oração e de ofertas em prol da propagação da fé". Em 14 de abril de 1926,  O Papa Pio XI instituiu o dia mundial das missões que  seria celebrado anualmente no penúltimo domingo do mês de outubro.
O primeiro Dia Mundial das Missões foi celebrado em 1927. Em 19 de outubro de 1985, o Papa João Paulo II lembrava a origem do Dia Mundial das Missões, falando aos fiéis da Igreja de Sássari durante a sua viagem pastoral à Sardenha. Neste ano de 2011, no dia 23 de outubro, penúltimo domingo do Mês das Missões, celebramos o 85º Dia Mundial das Missões, com coletas em todas as comunidades destinadas ás Missões da Igreja no mundo inteiro.
Fonte: http://garotadamissionaria.blogspot.com/2011/10/origem-do-dia-mundial-das-missoes.html

Paraguai realizou 1º Acampamento Pré-Mirim

Em mais uma missão confiada por Deus, membros da Adolescência Missionária de Iguatemi estiveram no Paraguai e participaram do 1º Acampamento Pré-Mirim naquele país, pregado pela coordenadora da ADM Leila Adriane.
O evento foi realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Evangelización Santísimo Sacramento, na cidade de Corpus Christi. O tema foi o mesmo do Acampamento Mirim: “Jesús cuida de mí (Jesus, cuida de mim).
A proposta do acampamento foi levar as crianças, de 8 a 10 anos, a “voarem” em busca de Deus. Assim, o lema trabalhado foi: “Volé a los brazos Del Padre” (Voei para os braços do Pai).
Familiares e amigos das 105 crianças participantes fizeram a recepção dos mirins na missa de encerramento, realizada no centro paroquial de Corpus Christi

Clique AQUI para ver as fotos

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Papo da Hora: Sustentabilidade

Galera, em julho estivemos na Canção Nova e gravamos uma participação no programa Bem da Hora, que foi ao ar na semana de 22 a 26 de agosto. Membros da Adolescência Missionária também gravaram outros três quadros do programa, que se chama “Papo da Hora”. Um deles, sobre sustentabilidade, foi ao ar nesta segunda-feira.
O vídeo você pode visualizar abaixo.
Parabéns Isabela, Matheus, Thiago, Willian e Jamilye. Vocês mandaram muito bem.
Dá um autógrafo?...

Veja a integra da matéria no blog do Bem da Hora:

Olá galera Bem da Hora!
Nesta semana o nosso programa trata do tema “Sustentabilidade”, e o papo da hora entrevistou a galera de Iguatemi, Mato Grosso do Sul. Eles trouxeram dicas valiosas e nos mostraram que todos podem fazer um pouco mais para preservar nosso planeta, criado por Deus.
Não sei se você sabe, mas no início deste ano a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou a campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e vida no planeta”. A Igreja nos levou a pensar um pouco mais sobre como estamos cuidando da natureza, e o que devemos fazer para que nossos filhos não corram o risco de encontrar um planeta sem condições dignas de vida.
Bom, a campanha da Fraternidade já passou, mas o ensinamento que ela deixou não passa nunca, afinal de contas, preservar o meio ambiente é tarefa para a vida inteira.
O que você tem feito para colaborar com a preservação do nosso planeta? Escreve aí, deixa seu comentário. Se você ainda não assistiu o papo da hora, ele está aqui no blog, pronto para você conferir as dicas do pessoal de Iguatemi.
Lembre-se: ser um jovem responsável e consciente do seu papel em relação à natureza agrada, e muito, o coração de Deus, nosso criador.
O Papo da Hora fica por aqui! Espero seu comentário! Deus abençoe!
Ricardo Moraes

Se preferir e quiser deixar um comentário, acesse o blog do Bem da Hora.

Missionário? Eu?

Leia a matéria publicada no blog do Bem da Hora sobre o assunto. Uma das referências da matéria é o nosso blog. Legal, né gente. Devemos mesmo usar a Internet para evangelizar.

Clique AQUI para ler a matéria.

O que é a Adolescência Missionária?


A Adolescência Missionária é uma continuação da Infância Missionária. Após as crianças fazerem a 1ª Comunhão, começa uma nova etapa em sua vida espiritual, elas precisam de algo mais sólido.
Aqui em nossa paróquia temos o Acampamento Mirim, participam desse acampamento todas as crianças que naquele ano vão fazer a 1ª Comunhão.

Mas, o que fazer depois com essas crianças?

Foi a pergunta que me incomodou durante um acampamento mirim.
Então eu já tinha ouvido falar na Adolescência Missionária, e fui atrás para saber como esse movimento funcionava.
Consegui todo material necessário no site: http://garotadamissionaria.blogspot.com/
Falei com o padre de nossa paróquia, Pe. João Evangelista, que acolheu muito bem a ideia. Então começamos a montar a equipe, chamei todos os adolescentes que já haviam feito o Acampamento FAC, e pessoas que se identificavam com esse trabalho, marcamos um encontro com os adolescentes de 11 a 14 anos, dividimos os grupos entre 12 e 15 membros, cada grupo com 2 a 3 “Anjos” que os ajudam nos encontros e atividades. Hoje temos 6 grupos funcionando muito bem em nossa paróquia. Nosso principal trabalho é a Liturgia da Missa das Crianças que acontece todos os domingos. Os adolescentes são responsáveis pelas leituras, preces, teatros, temos hoje dois ministérios de música que ajudam na animação da missa e eventos.

Leia o post seguinte para você entender com o movimento funciona em Iguatemi-MS.

Como funciona ADM em Iguatemi


Toda primeira sexta-feira de cada mês tem em nossa paróquia 24 horas de adoração pelas vocações sacerdotais e religiosas. Os grupos da Adolescência Missionária têm o compromisso de fazer um horário de adoração.
No segundo sábado do mês cada grupo se reúne na casa de um membro para fazer o seu encontro. Nesse encontro eles rezam o terço missionário, leem uma passagem da Bíblia, partilham e organizam suas tarefas.
Na terceira semana eles fazem visitas sociais: creches, asilos, apae, hospitais, etc.
Na quarta semana sempre procuramos fazer alguma atividade que envolva todos os grupos como: formação, retiros, gincanas, passeatas, pedaladas, etc.
No mês de outubro tivemos o Acampamento Mirim. No mês de novembro, dia 1º, vamos ter a 2ª Noite do Hollywins (A Santidade Vence). Vai ser uma festa de Todos os Santos, com animação do Pitter e do Dú (Banda Conexa) da Canção Nova.
Deus abençoe a todos os missionários nesse mês especial das missões, que cada um de nós não desanime diante das dificuldades. Cabe a nós lançarmos a semente, os frutos outros colherão e assim o reino de Deus vai crescendo no coração dos povos.

Leila Adriane

sábado, 15 de outubro de 2011

A 1ª Pedalada Missionária foi adiada para 05/11

Olá galerinha missionária.
O tempo não colaborou e precisamos adiar a 1ª Pedalada Missionária. Mas não estamos tristes, não. Precisamos da chuva também e agradecemos a Deus por ela.
Pensa no lado bom. Você ganha mais tempo para pensar no melhor enfeite para sua bike e concorrer a prêmios. Dá tempo também de você reunir a galera e convidar mais gente para o evento.
Vamos nessa! 05 de novembro, em frente à rodoviária.
Vale a pena pedalar com Jesus pelas missões.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

VI Acampamento Mirim aconteceu em Iguatemi

Com uma grande festa, que nem a chuva atrapalhou, aconteceu ontem, 09/10, a missa de encerramento do VI Acampamento Mirim, da Paróquia Imaculada Conceição. A alegria e entusiasmo dos mirins mexeram com todos, especialmente os familiares, que foram receber seus filhos após três dias de acampamento.
Os novos mirinistas, mais de 100, fazem parte, a maioria deles, do grupo que fará a 1ª Eucaristia no dia 8 de dezembro, festa da padroeira. Eles também serão convidados, a partir do próximo ano, a participar do novo grupo da Adolescência Missionária.
A pregação do VI Acampamento Mirim foi conduzida pelo casal Kelly e Paulinho. Outro grupo, a maior parte de integrantes da adolescência Missionária, está em Campo Grande com a coordenadora, Leila Adriane, trabalhando no I Acampamento Mirim da paróquia Santo Antônio, que se encerra no dia 12.

Clique AQUI para ver as fotos do acampamento.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

1ª Pedalada missionária

Acampamento Mirim também chega ao Paraguai

Depois dos acampamentos Sênior, Casais e FAC, o Paraguai recebeu, nos dias 23 a 25 de setembro, o Acampamento Mirim. Com o tema “Jesús cuida de mí (Jesus, cuida de mim) O 1º Campamento Mirin foi realizado no Centro de Evangelización Santísimo Sacramento, na cidade de Corpus Christi.

Durante os três dias do acampamento, 106 crianças, com idade entre 10 e 13 nos, viveram esse lindo sonho, pois a proposta do Acampamento Mirim é essa: “Yo soy um sueño de Dios” (Eu sou um sonho de Deus). O evento contou com a ajuda de um grupo de católicos leigos da paróquia de Iguatemi. A pregação esteve a cargo da coordenadora da Adolescência Missionária, Leila Adriane.
A missa de encerramento foi realizada no centro paroquial de Corpus Christi e contou com a presença dos pais e amigos dos mirins, que foram recepcioná-los. A comunidade de Corpus Christi se prepara agora para o acampamento pré-mirim, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro para crianças de 8 a 10 anos.

Clique AQUI e veja algumas fotos do acampamento.